Fórum voltado a palavra de Deus


    POVOS(nações) VISINHOS A ISRAEL

    Compartilhe
    avatar
    josué

    Masculino Número de Mensagens : 43
    Data de inscrição : 09/07/2008

    POVOS(nações) VISINHOS A ISRAEL

    Mensagem  josué em Sex Jul 11, 2008 8:05 pm

    GEOGRAFIA BIBLICA
    POVOS(nações) VISINHOS A ISRAEL

    1. FILISTEUS – (ORIGEM DA PALAVRA, PELESHETH) filho de mizeraim, a sua origem depois do juízo sobre babel foi a ilha de Caftor envolve muitos segredos o seu desenvolvimento até quanto a sua chegada e conquista de Canaã antes de Josué tomar a palestina – Gn. 10:14
    • DIVISÃO POLITICA – GAZA, ASCALÓM E ASDODE localizam no lado marítimo, GATE, na planice de CEFELA e ECROM que confinava com Jerusalém (I Sm. 6:17, tinham a tutela sobre algumas cidades vizinhas, como: MARESHÉ, ZICLAQUE e GIBETOM), as cinco sublinhadas, formam uma república confederadas em estados com um Rei cada – I Sm. 27:6; I Rs. 15:27 e 16:15, e I Sm. 6:16 – 18, julga-se, que os filisteus como inimigos acirrados de Israel Deus foi os enfraquecendo apartir da sua derrota em massa com o suicide de sansão no dia da sua vingança – Jz. 16:28 – 30.
    • RELIGIÃO – Suas divindades imaginárias – (a) DAGOM, era o deus nacional, corpo peixe e cabeça de homem, (b) BAAL – ZEBUBE, senhor das moscas – II Rs. 1:3, 4, 16. (c) ASTAROTE, uma deusa, era considerada como esposa de BAAL – Jz. 10:6, deusa do poder produtivo da guerra e do amor tinha a sede em Basã, Dt. 1:4 etc.
    • Um sexto grupo de filisteus (os quereteus) aparecem associados, já é um inicio da guerra deste povo – I Sm. 30:14 e Sf. 2:5 etc.
    2. AMALEQUITAS – Os estudiosos se dividem quanto a sua origem, a mais aceita e que vem de Esaú, os que negam esta versão baseiam-se na região, pois os amalequitas viveram no sul do Sinai (negueve) nenhum parentesco com Esaú, povo muito antigo – Gn. 14:7, era um povo semitribal, viviam de saques contra os povos, principalmente contra Israel, eram associados aos midianitas – Jz. 6:3 – 6, Josué e Moisés começaram a enfraquecer – Ex. 17:11 – 14, Simeão que era uma tribo pequena aproveitou-se desta situação e mais tarde se situou nas suas terras – I Cr. 4:42, 43.
    3. MIDIANITAS – a sua origem veio de um filho de Abraão com uma mulher chamada Quetura que era desta região do deserto – Gn. 25:1 – 5, este povo se adaptou ao deserto, chegou ser uma região abençoada, ai Moises se hospedou fugindo de faraó e casou-se com a filha de Jetro(sacerdote) Ex. 2:15 – 22, mais tarde Deus manda Moises destruir este povo que se tornou inimigo de Israel com as suas seitas que com Balaão levou a prostituir-se contra Deus – ponto difícil de compreensão – Nm. 31:7 – 12, 15 – 19.
    4. MOABITAS – Moabe procede e união incestuosa de Ló com a sua filha mais velha – Gn. 19:37, este povo começou a crescer da região de zoar, local onde por permissão de Deus Ló com sua família se refugiou fugindo da destruição de Sodoma e Gomorra – Gn. 19:17, 18, 22 – os moabitas temeram os Israelitas por Moises, ficaram aterrorizados pelos feitos milagrosos de Deus nos livramentos do Egito até a fronteira com Moabe. Nm. 22: 1 – 4... As cidades principais de Moabe foram: Mispa de Moabe – I Sm. 22:3, Kir Moabe, Dibom, ai foi encontrada a famosa pedra Moabita com importantes informações da época dos Reis de Israel. Bete-Peor – Dt. 34:6, em cujas proximidades o corpo de Moises foi sepultado – Eglom Rei de Moabe referiiu Israel – Jz. 3:12 – 14, Rute era Moabita e casou-se com Malom, filho de Noemi – Rt. 1:4 – Isaias e Sofonias profetizam o final deste povo que hoje é a regiçao da Jordânia – Is. 25:10 – 12 e Sf. 2:8 – 11
    5. AMONITAS – Amom, também filho da união incestuosa de Ló com sua filha mais nova – Gn.19:36 – 38, região infestada de gigantes. Dt. 19 - 21. A sua divindade era a mais horrível e pervessa, moloque, que exigia o sacrifício de crianças, Manasses provocou a ira de Deus nesta divindade II Rs. 21:1 – 6, veja o relato de Moises no cap. Nº 2 de Dt. Acerca destas três regiões que muito servu de tropeço paa o povo de Israel dura a conquista, Edom, Moabe e Amom, nestas regiões também pertenciam as tribos de Rubem, Gade e a meia de Manasses.
    6. EDOMITAS – Edom vem de Esaú, Gêmeo com Jacó, filhos de Isaque Gn. 25:30 e 25: 24 – 26 – Os seus descendentes foram originários com mulheres Hetéias – Gn. 26:34, 35 (duas) os descendentes de Edom se misturam com os do seu pai e Esaú e Ismael, formando assim o povo Árabe (habitantes do deserto GR) Gn. 33:15 – 17 – sempre foram muitos estratégicos e interesseiros – Nm. 20:19 – 21, o rei Salomão manteve sob o seu domínio – I Rs. 9:26; 11:1, porem, era uma região de muitos conflitos e também de muitas vantagens para Israel, uma profecia de Isaque – Gn. 27:40, profecia de Jermias contra e a favor – Jr. 49:5 – 7. As cidades de Edom eram: Elate, Bosrra, Eziom-Geber, sela e pedra, a sua capital, cavada na rocha, ainda hoje chama atenção pelo seu capital, cavada na rocha, ainda hoje chama atenção pelo seu esplendor – paraíso arqueológico – I Rs. 9:26.
    7. FENÍCIOS – O termo fenício tem vários significados aplicados por vários pesquisadores, como: terra das tamareiras, terra da púrpura ou gente de pele escura, era camitas, Isaias identifica como CANANEUS – Is. 23:1 – 12 isto porque os Cananeus eram dados ao comércio e é o que os fenícios sempre foram – Gn. 10:15, a fenícia é citada três vezes no N.T. por causa do comércio navegante os fenícios foram os que mais se destacaram antes do império romano, tinham o doominio por fundaçõa das cidades de Jope, Dor, Acre, Ugarite (parque arqueológico) e Ras-shamra, Sidom e Tiro eram cidades prosperas da fenícia junto com Tarsis – 15. 23:1 – 3, as suas divindades principais eram Baal e sua esposa Asterote que prostituíam o povo de Israel – I Sm. 7:3 – 6. por ser um pais muito rico todos os impérios tiveram sempre uma parcela de domínio sobre a fenícia. Hoje uma parte (sul) pertence ao Líbano e a outra não passa de colônias de pescadores – Ez. 26:5.
    8. SÍRIOS – A Síria faz fronteira com Arã norte da mesopotâmia (Iraque) e com o sul de Israel através do monte Hermom e Suleste com Gola – Limita-se ao norte com a Ásia menor, ao ocidente com o mediterrâneo e a sudeste com a Galileiá. Seus rios principais são o Eufrate na parte norte com o Iraque, o Orontes, o Farfas e o Albano. Suas principais cidades, DAMASCO, HOMS, HAMATE, ALEPO, sítio arqueológico e Antioquia – damasco é hoje a capital teológica do primeiro século cristão – At. 13:1 – 3 na cidade de Alepo foi encontrada a escritura da guerra entre a síria e acabe rei de Israel quando este derrotou Bem-hadade rei dos sírios I Rs. 20:10, 13, 20, 21 – observe que as guerras eram atribuídas ao deuses – I Rs. 20:23. – comclusão os sírios estão acentuadamente ligados como os egipios a história da trajetória de Israel – II Rs. 14:28; 15:37; 16:5 e 15. 7:6 – 8.

      Data/hora atual: Sex Nov 17, 2017 1:14 pm