Fórum voltado a palavra de Deus


    Casamento Cristão

    Compartilhe
    avatar
    josué

    Masculino Número de Mensagens : 43
    Data de inscrição : 09/07/2008

    Casamento Cristão

    Mensagem  josué em Sex Jul 11, 2008 8:22 pm

    Casamento Cristão

    Definição: A união de um homem e uma mulher para viverem juntos como marido e mulher segundo a norma estabelecida nas Escrituras Sagradas. O casamento é uma instituição divina. Provê relações íntimas entre marido e mulher, junto com a sensação de segurança, porque existe um clima de amor e por causa do compromisso pessoal assumido por ambos. Ao instituir o casamento, Deus não só visava prover uma companheira íntima que seria um complemento para o homem, mas também fazer provisão para produzir mais humanos, isso dentro de um arranjo familiar. Exige-se, sempre que possível, um registro legal da relação marital aceitável à congregação cristã.

    É realmente importante casar-se de acordo com os requisitos legais?

    Tito 3:1: "Continua a lembrar-lhes que estejam sujeitos e sejam obedientes a governos e autoridades como governantes." (Quando as pessoas acatam essas instruções, o nome de cada um dos que contraem a união matrimonial é mantido livre de acusação, e quaisquer filhos que tiverem são poupados do vitupério que recai sobre aqueles cujos pais não estão casados. Além disso, o registro legal do casamento assegura os direitos de propriedade dos membros da família, caso morra um dos cônjuges.)

    Heb. 13:4: "O matrimônio seja honroso entre todos e o leito conjugal imaculado, porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros." (O casamento legal desempenha um papel importante no sentido de se ter um casamento que é aceitável como sendo "honroso". Ao definirmos a "fornicação" e o "adultério", devemos ter em mente o que se acha declarado em Tito 3:1, no parágrafo anterior.)

    1 Ped. 2:12-15: "Mantende a vossa conduta excelente entre as nações, para que, naquilo em que falam de vós como de malfeitores, eles, em resultado das vossas obras excelentes, das quais são testemunhas oculares, glorifiquem a Deus no dia da sua inspeção. Pela causa do Senhor, sujeitai-vos a toda criação humana: quer a um rei, como sendo superior, quer a governadores, como enviados por ele para infligir punição a malfeitores, mas para louvar os que fazem o bem. Pois a vontade de Deus é que, por fazerdes o bem, possais açaimar (açaimo = mordaça) a conversa ignorante dos homens desarrazoados ( que não tem razões )."

    Houve quaisquer "formalidades legais" quando Adão e Eva começaram a viver juntos?

    Gên. 2:22-24: "Da costela que havia tirado do homem [Adão], Deus passou a construir uma mulher e a trazê-la ao homem. O homem disse então: 'Esta, por fim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Esta será chamada Mulher, porque do homem foi esta tomada.' Por isso é que o homem deixará seu pai e sua mãe, e tem de se apegar à sua esposa, e eles têm de tornar-se uma só carne." (Note que foi o próprio Deus, o Soberano Universal, que uniu Adão e Eva. Não se tratava do caso de um homem e uma mulher decidirem viver juntos sem se preocuparem com as autoridades legais. Observe também a ênfase que Deus colocou sobre a permanência dessa união.)


    Gên. 1:28: "Deus os abençoou [a Adão e Eva] e Deus lhes disse: 'Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra.'" (Eis a bênção da mais elevada Autoridade legal pronunciada sobre essa união, sendo eles autorizados a ter relações sexuais e tendo-se-lhes dado uma designação que daria pleno sentido à sua vida.)

    O que pode ajudar a aperfeiçoar um casamento?

    (1) Estudar a Palavra de Deus juntos, regularmente, e orar a Deus pedindo ajuda para resolver os problemas. 2 Tim. 3:16, 17; Pro. 3:5, 6; Fil.4:6, 7.

    (2) Reconhecer o princípio da chefia que coloca pesada responsabilidade sobre o marido. (1 Cor. 11:3; Efé. 5:25-33; Col. 3:19) Exige também esforço diligente da parte da esposa. Efé. 5:22-24, 33; Col. 3:18; 1 Ped. 3:1-6.

    (3) Limitar o interesse sexual ao próprio cônjuge. (Pro. 5:15-21; Heb. 13:4) Preocupação amorosa pelas necessidades do cônjuge pode ajudar este a se resguardar da tentação de fazer o que é errado. 1 Cor. 7:2-5.

    (4) Falarem reciprocamente de modo bondoso e com consideração; evitar acessos de ira, importunar e fazer observações críticas e mordazes. Efé. 4:31, 32; Pro. 15:1; 20:3; 21:9; 31:26, 28.

    (5) Ser a esposa trabalhadeira e fidedigna em cuidar da casa e da roupa da família, também em preparar refeições sadias. Tito 2:4, 5; Pro.31:10-31.

    (6) Aplicar cada qual com humildade o conselho bíblico, quer ache que o outro esteja fazendo tudo o que deve, quer não. Rom. 14:12; 1Ped.3:1, 2.
    (7) Fazer empenho para desenvolver qualidades espirituais pessoais. 1 Ped. 3:3-6; Col. 3:12-14; Gál. 5:22, 23.

    (8) Prover o necessário amor, educação e disciplina aos filhos, caso haja. Tito 2:4; Efé. 6:4; Pro. 13:24; 29:15.

      Data/hora atual: Seg Set 25, 2017 4:45 pm