ebd+

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum voltado a palavra de Deus


    COMO AVALIAR A ESCOLA DOMINICAL

    josué
    josué


    Masculino Número de Mensagens : 43
    Data de inscrição : 09/07/2008

    COMO AVALIAR A ESCOLA DOMINICAL Empty COMO AVALIAR A ESCOLA DOMINICAL

    Mensagem  josué Sex Jul 11, 2008 8:34 pm

    COMO AVALIAR A ESCOLA DOMINICAL? Uma proposta de Avaliação

    Introdução

    Em tempos de globalização, a qualificação das instituições tem sido extremamente buscada.
    Iniciada há mais de dois séculos em Gloucester, Inglaterra, pelo professor Robert Raikes, a Escola Dominical trouxe uma inovadora forma de abordagem e comunicação da matéria religiosa, popularizando o ensino da doutrina cristã evangélica, dirigido às crianças abandonadas, com lições de civismo, aritmética, linguagem e religião, esta última, sob a forma de leitura e recitação de textos bíblicos.
    Existe um anseio generalizado por revitalização da Escola Dominical que venha torná-la um ambiente ideal para a formação e equipamento do cristão, nas suas relações com a Igreja e o mundo à sua volta.

    Programa de qualidade para EBD

    O Programa de qualidade de uma EBD englobará quatro dimensões fundamentais:.

    A- Planejar para mudar
    Trata-se de estabelecer o caminho pretendido e o futuro desejado

    B- Organizar para atuar
    É o momento da definição da estrutura que se pretende montar no sentido de tornar a ação mais flexível e comprometida com os resultados desejados.

    C- Agir para transformar
    Consiste no envolvimento da equipe de trabalho, coordenada pela liderança, na realização dos planos traçados.

    D- Avaliar para melhorar
    É a obtenção das informações decorrentes da atuação, com vistas ao aprimoramento permanente de todo o Programa de Qualidade.
    Avaliar para Melhorar

    1- Objetivos
    Para fins deste trabalho, vamos tratar apenas do último passo administrativo para a Escola Dominical.
    Avaliar significará verificar o progresso realmente alcançado pela Escola Dominical, em três grupos:
    1.1- grupo discente - qualidade da participação dos alunos em sala de aula e atividades práticas.
    A avaliação se dará através do Relatório de Pontuação do Aluno.
    1.2- grupo docente - qualidade dos serviços prestados pelos professores.
    A avaliação se dará através da Pesquisa de Desempenho do Professor.
    1.3- grupo diretor - qualidade da superintendência em função dos resultados dos grupos anteriores.
    A avaliação se dará através do Relatório de Pontuação da Escola

    2- Perigos

    Admitimos, desde já, a pressão atual do modelo secular que estimula o "sucesso a qualquer preço" .
    Esta pressão tem seduzido e afetado também o "modo evangélico de aprender, viver e cultuar."
    Não consideramos adequados, para o alcance dos resultados desejados, a utilização de métodos que destruam a cooperação e unidade do Corpo de Cristo, antes, pelo contrário, pretendemos oferecer soluções que reforcem estas características, evitando a exclusividade de parâmetros que privilegiam somente os maiores e não contemplem também os melhores, isto é, os mais dedicados.
    Reconhecemos, ainda, que nem sempre "os fins justificam os meios ", e seria ideal que a avaliação adotada trouxesse o reconhecimento e/ou premiação dos destaques individuais (alunos, professores, superintendentes) e coletivos (classes).
    Não devemos ignorar, também, os malefícios da introdução do "culto aos números ", pois há diversos fatores concorrentes e importantes, que não podem ser traduzidos em medidas de avaliação humana, porém, o serão, no juízo divino, que conhece os mais íntimos segredos do coração.

    3- Utilidade

    Apesar dos perigos já relatados e iminentes na introdução de Sistema de Avaliação na Escola Dominical, reconhecemos a validade e utilidade do processo, pois, a recomendação bíblica é " faça bem feita qualquer coisa que você tiver de fazer" - Ecles. 9:10 .
    Adotaremos como premissa deste Sistema:
    " A Escola Dominical que não pode ser medida, também não pode ser melhorada! "
    Esta premissa deverá nortear a função de Avaliação e iremos sugerir aqui , por esta razão, o levantamento de pontos passíveis de avaliação, alinhados com os devidos critérios e formas de realização do processo, objetivando um balanço periódico da Escola Dominical que é a escola do povo de Deus.








    4- Conceitos

    Para a adoção de um Sistema de Avaliação será importante estabelecermos um conjunto padrão de conceitos, traduzindo nossas expectativas. Vamos a eles:

    4.1 - Fatores de Quantidade
    Tratam-se dos agrupamentos das informações coletadas na Escola Dominical através das Cadernetas de Freqüência, preenchidos pelos alunos pertencentes às suas devidas classes.
    O Sistema avaliação terá os seguintes fatores de Quantidade, sendo a nota máxima em cada fator =1,0

    4.1.1 - Alunos presentes
    4.1.2 - Visitas presentes
    4.1.3 - Bíblias e Revistas
    4.1.4 - Ofertas

    4.2 - Fatores de Qualidade
    Tratam-se dos resultados dos Fatores de Quantidade divididos pelo número total de alunos presentes na data da avaliação, isto é, a média resultante das quantidades divididas pelo número de participantes.
    O Sistema avaliação terá os seguintes fatores de Qualidade, sendo a nota máxima em cada fator = 2,0

    4.2.1 - Visitação média ( número de visitantes à aula dividido pelo total de alunos presentes em classe )
    4.2.2 - Literatura média ( soma de Bíblias e revistas dividida pelo total de alunos presentes em classe )
    4.2.3 - Oferta média ( soma dos valores arrecadados dividida pelo total de alunos presentes em classe )

    4.3 - Sistema avaliação

    O Sistema avaliação da Escola Dominical consiste da apuração dos resultados de dois conjuntos de fatores básicos de avaliação, isto é, os Fatores de Quantidade e Fatores de Qualidade.
    Este Sistema prevê como 10 a nota máxima para uma classe de Escola Dominical, distribuída em:
    Fatores de Quantidade - nota máxima = 4,0
    Fatores de Qualidade - nota máxima = 6,0
    O Sistema objetiva dar significado e utilidade às informações tradicionalmente coletadas em aula, tais como: total de alunos e visitantes presentes, ofertas coletadas, número de Bíblias e revistas para o estudo.
    O Sistema prevê a obtenção de notas para as 10 primeiras classes da Escola, reconhecendo a diferença de eficiência nos diversos fatores e valorizando cada nível de conquista.
    Também este Sistema reconhece que nem sempre a maior será a melhor.
    De fato, neste Sistema, a nota 10 somente será obtida pela classe que for a maior e melhor.

    5- Coleta e Registro de dados

    A coleta de dados que resultará em informações para o processo de avaliação da Escola Dominical, será realizada através de instrumentos próprios e padronizados, tais como:

    5.1 - Cadernetas de Freqüência
    Deverá ser contabilizado ao lado do nome correspondente ao trimestre letivo.
    Esta Cadernetas de Freqüência conterá as seguintes informações:
    - nome do aluno
    - data nascimento
    - estado civil
    - endereço ( para futuro contato evangelístico ou de visitação )
    - classe
    - data da aula
    - Bíblia
    - revista
    - oferta
    - número de visitantes convidados pelo participante
    A Cadernetas de Freqüência pertencente ao departamento da Escola Dominical e sua distribuição e recolhimento e arquivo é de competência exclusiva da Secretária Escola.

    5.2 - Pesquisa de Desempenho do Professor
    Trata-se de instrumento de opinião com perguntas dirigidas, preferencialmente não identificada, dos alunos a respeito do desempenho do professor em sala de aula, abordando, entre outras, as seguintes questões:
    - O assunto estudado foi relacionado ao nosso dia-a-dia?
    - Os assuntos estudados foram fixados?
    - O professor demonstrou profundidade e conhecimento bíblico?
    - A aula estava bem planejada?
    - O professor manteve-se dentro da lição do dia?
    - Recursos didáticos foram bem utilizados?
    - Houve motivação e estímulo para participação dos alunos na aula?
    - As dúvidas foram esclarecidas?
    - A aula foi bem transmitida?
    - O professor demonstra interesse pelos alunos?

    O Superintendente da Escola Dominical decidirá sobre a oportunidade e periodicidade desta Pesquisa, utilizando uma graduação para as alternativas de respostas a serem assinaladas, evitando a falta de objetividade de um simples "sim ou não".
    Seguem alguns exemplos para escolha:
    - pouco, 1, 2, 3, muito
    - fraco, 1, 2, 3, bom
    - nenhum, 1, 2, 3, grande
    - insatisfatório, 1, 2, 3, satisfatório
    - desagradável, 1, 2, 3, agradável

    5.3 - Relatório de Pontuação do Aluno
    Trata-se de instrumento de Secretaria da Escola Dominical, identificando a pontuação recebida pelo aluno em todas as aulas do trimestre.
    Relatório composto de colunas identificando o nome dos alunos e as datas das aulas, onde serão anotadas as pontuações de cada aluno.
    As informações são extraídas das Cadernetas de Freqüência, pontuadas conforme segue:
    - presença do aluno - 1 ponto
    - trouxe a bíblia - 1 ponto
    - trouxe a revista - 1 ponto
    - trouxe oferta - 1 ponto ( independentemente do valor )
    - trouxe visitante - 1 ponto (para cada visitante convidado)
    - realização de tarefa especial - 5 pontos (memorização dos textos áureos do trimestre, memorização da leitura em classe do dia, memorização de capítulos bíblicos, e outras tarefas de semelhante dificuldade ).
    Este Relatório propiciará a informação, semana a semana da classificação de todos os alunos neste Sistema de pontuação, colaborando para o acompanhamento e interação dos professores com seus alunos e classes.

    5.4 - Relatório de Pontuação da Escola
    Trata-se de instrumento de comparação entre as classes existentes na Escola Dominical, baseada na somatória dos pontos obtidos nos Fatores de Quantidade e Qualidade de cada classe.
    As informações são extraídas das Cadernetas de Freqüência, após separá-los por Classes e são pontuadas conforme segue:
    - identificar a ordem decrescente de resultados e médias em cada um dos sete fatores, antes de atribuir as notas.
    - para os fatores de quantidade haverá um decréscimo de 0,1 para cada classificação inferior. Exemplo: a classe em primeiro lugar no fator Alunos Presentes obtém a nota 1,0. A classe em segundo lugar neste fator obtém a nota 0,9. A terceira obtém a nota 0,8. E assim por diante até a décima classe que obtém a nota 0,1.
    - Para os fatores de qualidade haverá um decréscimo de 0,2 para cada classificação inferior. Exemplo: a classe em primeiro lugar no fator Visitação média convidada obtém a nota 2,0. A classe em segundo lugar neste fator obtém a nota 1,8. A terceira obtém a nota 1,6. E assim por diante até a décima classe que obtém a nota 0,2.
    - Visualizada a ordem decrescente, atribuir em seguida as notas conforme descrição acima.
    - Somar as notas atribuídas a cada classe e registrar os totais em coluna própria do Relatório.

    6- Pertencer e Participar

    A aplicação deste Sistema 10 valerá pelo esforço que exige, na medida em que nos faz ver que:
    a- nem sempre a maior classe será a melhor
    b- os fatores de qualidade favorecem ligeiramente às classes menores
    c- somente a melhor e maior obterá a nota 10
    d- cada um e todos os alunos e visitantes possíveis passam a ter importância.
    e- não basta pertencer, pois cada professor perceberá que o aluno também pode participar.

    7- Premiação

    No Sistema 10 de Avaliação, outro aspecto que merece atenção especial é a premiação pelas mudanças positivas que forem sendo constatadas, importando mais o gesto do que a natureza do prêmio.
    Por esta razão, diferentes formas de reconhecimento, como as que se seguem, têm sido empregadas em diversos contextos:

    Carta/Diploma de reconhecimento
    Elogio público em aula ou evento
    Registro em periódicos ou jornais
    Prêmios reais: canetas, medalhas, troféus, etc...

    Estabelecido o Sistema 10 de Avaliação, seria útil a introdução de um Sistema de Premiação compatível que:
    a- premiasse mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente, isto é, com 19 possibilidades de
    reconhecimento ao ano. Uma verdadeira motivação permanente.
    b- em decorrência do item anterior, valorizasse os resultados individuais passados, dentro de um período de
    12 meses, pois o indivíduo ou classe não premiada este mês, terá sua pontuação acumulada, sem deixar
    de participar de novas premiações a cada mês.
    c- reconhecesse as conquistas coletivas das classes, como sinônimo do entrosamento dos professores e alunos, que se transformaram em verdadeiras equipes de trabalho na Obra do Senhor.
    d- Incentivasse o fortalecimento financeiro da Escola Dominical, propiciando a aquisição e aparelhamento dos professores para este ministério, além dos recursos necessários ao custeio da premiação.

    Finalmente, será útil manter publicado em Boletim Interno da Igreja, ou mesmo, em Quadro de Avisos, a pontuação mensal e acumulada dos Alunos e das Classes, contribuindo para a transparência das normas da EBD e dando oportunidade para novas estratégias em busca de melhor classificação.


    OBSERVAÇÃO:

    "Planejar é o momento da definição da estrutura que se pretende montar no sentido de tornar a ação mais flexível e comprometida com os resultados desejados."

    "A EBD que não pode ser avaliada também não pode ser melhorada"

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 6:52 am