Fórum voltado a palavra de Deus


    A ESCOLHA CERTA

    Compartilhe
    avatar
    josué

    Masculino Número de Mensagens : 43
    Data de inscrição : 09/07/2008

    A ESCOLHA CERTA

    Mensagem  josué em Sex Jul 11, 2008 8:11 pm

    A ESCOLHA CERTA
    Mateus 7: 13,14

    13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
    14 e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.

    A vida é cheia de momentos de escolhas. Até um certo ponto da vida, a escolha é feita por nossos pais. As escolhas espirituais, ninguém pode fazer por nós; nem mesmo nossos pais. Quanto mais amadurecimento ganhamos em nossas vidas, mais sábio seremos nas escolhas de forma responsável, pois delas depende toda a nossa vida.
    José é um exemplo de escolhas certas. Ele foi muito sábio em sua escolha. Ele podia dizer sim ao assédio da mulher de potifar, mas disse não, mesmo sabendo de todos os riscos que corria. Ele podia Ter se vingado de seus irmãos por tê-lo feito sofrer no Egito, mas escolheu o perdão. Ele foi bem sucedido porque soube fazer as escolhas certas. Muitos outros exemplos poderiam ser citados como escolhas certas.

    Aqui em Mateus 7: 13,14, Jesus faz uma advertência contra o caminho fácil, contra os atalhos na vida. Ele faz um apelo a decisão séria, porque o Reino de Deus exige de nós uma resposta, uma escolha.
    Existem duas portas. Aporta é um símbolo de entrada, de acesso, de oportunidade. Ela é que dá acesso a um caminho. É preciso analisar bem que tipo ela é, e aonde ela vai dar.

    1 – A porta larga. Nela tudo cabe.
    O homem pode levar com sigo todo fardo de pecado ( ambição, egoísmo, cobiça, adultério, prostituição etc.
    É a coisa mais fácil entrar por esta porta, não precisamos fazer nenhum esforço.

    2 – A porta estreita. É preciso deixar muita coisa para trás para poder entrar por ela. Não podemos entrar com nossos pecados. ( tudo que atrapalha a comunhão com Deus precisa ser deixado do lado de fora. É preciso negar-se a si mesmo, tomar a cruz e seguir somente Aquele que é a verdadeira porta das ovelhas: Jesus cristo ( João 10:7 a 10 ). Ele é a verdadeira porta.

    O texto fala de dois caminhos. A palavra caminho é sinônimo de estilo de vida ou do modo como uma pessoa vive. O lugar onde a pessoa anda e as pessoas com quem anda revelam quem a pessoa é, como também podem determinar quem ela será. É preciso analisar bem o caminho por onde andamos, pois ele dará um destino inevitável.

    1 – O caminho espaçoso e confortável . Caminho das facilidades, onde o homem dá lugar aos seus desejos impuros e imorais. Não existem regras nem limites para a satisfação dos apetites. Neste caminho o homem pensa ser dono do próprio nariz; tem a sensação de ser livre de qualquer domínio. Sabemos que isso é ilusório, mas ele acha que não. Faz o que dá na cabeça. Transige com a moral, com a decência, justifica os meios pelos fins. O caminho apenas parece confortável. O homem que segue este caminho não percebe, mas há poderes que estão por detrás dele e o encaminham para um fim trágico. Neste caminho não dá para dormir com tranquilidade, pois pessoas vivem sempre dominada pelo medo.

    2 – O caminho estreito e apertado. É dificil de caminhar por ele. É o caminho da autonegação (Mt 16:24), da cruz, da identificação com Cristo (Mt 16:21,24), da perseguição ( porem é um caminho seguro, tranquilo;
    dá para dormir com tranquilidade.
    Quando se caminha por ele, pode não parecer bom, pois ele, como temos visto, é cheio de dificuldades, de tentação, mas andamos com a certeza de que o final nos reserva o melhor.
    Ninguém deve confundir as dificuldades e problemas da vida no caminho com a falta de bênção de Deus. Enquanto caminhamos, estamos sujeitos às ambiguidades da presente existência, porque ela ainda não viu o Reino de Deus ser consumado entre nós.

      Data/hora atual: Sex Nov 17, 2017 1:18 pm