COMO AVALIAR A ESCOLA DOMINICAL? Uma proposta de Avaliação
Introdução
Em tempos de globalização, a qualificação das instituições tem sido extremamente buscada.
Iniciada há mais de dois séculos em Gloucester, Inglaterra, pelo professor Robert Raikes, a Escola Dominical trouxe uma inovadora forma de abordagem e comunicação da matéria religiosa, popularizando o ensino da doutrina cristã evangélica, dirigido às crianças abandonadas, com lições de civismo, aritmética, linguagem e religião, esta última, sob a forma de leitura e recitação de textos bíblicos.
Existe um anseio generalizado por revitalização da Escola Dominical que venha torná-la um ambiente ideal para a formação e equipamento do cristão, nas suas relações com a Igreja e o mundo à sua volta.
Programa de qualidade para EBD
O Programa de qualidade de uma EBD englobará quatro dimensões fundamentais:.
A- Planejar para mudar
Trata-se de estabelecer o caminho pretendido e o futuro desejado
B- Organizar para atuar
É o momento da definição da estrutura que se pretende montar no sentido de tornar a ação mais flexível e comprometida com os resultados desejados.
C- Agir para transformar
Consiste no envolvimento da equipe de trabalho, coordenada pela liderança, na realização dos planos traçados.
D- Avaliar para melhorar
É a obtenção das informações decorrentes da atuação, com vistas ao aprimoramento permanente de todo o Programa de Qualidade.
Avaliar para Melhorar
1- Objetivos
Para fins deste trabalho, vamos tratar apenas do último passo administrativo para a Escola Dominical.
Avaliar significará verificar o progresso realmente alcançado pela Escola Dominical, em três grupos:
1.1- grupo discente - qualidade da participação dos alunos em sala de aula e atividades práticas.
A avaliação se dará através do Relatório de Pontuação do Aluno.
1.2- grupo docente - qualidade dos serviços prestados pelos professores.
A avaliação se dará através da Pesquisa de Desempenho do Professor.
1.3- grupo diretor - qualidade da superintendência em função dos resultados dos grupos anteriores.
A avaliação se dará através do Relatório de Pontuação da Escola
2- Perigos
Admitimos, desde já, a pressão atual do modelo secular que estimula o "sucesso a qualquer preço" .
Esta pressão tem seduzido e afetado também o "modo evangélico de aprender, viver e cultuar."
Não consideramos adequados, para o alcance dos resultados desejados, a utilização de métodos que destruam a cooperação e unidade do Corpo de Cristo, antes, pelo contrário, pretendemos oferecer soluções que reforcem estas características, evitando a exclusividade de parâmetros que privilegiam somente os maiores e não contemplem também os melhores, isto é, os mais dedicados.
Reconhecemos, ainda, que nem sempre "os fins justificam os meios ", e seria ideal que a avaliação adotada trouxesse o reconhecimento e/ou premiação dos destaques individuais (alunos, professores, superintendentes) e coletivos (classes).
Não devemos ignorar, também, os malefícios da introdução do "culto aos números ", pois há diversos fatores concorrentes e importantes, que não podem ser traduzidos em medidas de avaliação humana, porém, o serão, no juízo divino, que conhece os mais íntimos segredos do coração.
3- Utilidade
Apesar dos perigos já relatados e iminentes na introdução de Sistema de Avaliação na Escola Dominical, reconhecemos a validade e utilidade do processo, pois, a recomendação bíblica é " faça bem feita qualquer coisa que você tiver de fazer" - Ecles. 9:10 .
Adotaremos como premissa deste Sistema:
" A Escola Dominical que não pode ser medida, também não pode ser melhorada! "
Esta premissa deverá nortear a função de Avaliação e iremos sugerir aqui , por esta razão, o levantamento de pontos passíveis de avaliação, alinhados com os devidos critérios e formas de realização do processo, objetivando um balanço periódico da Escola Dominical que é a escola do povo de Deus.
4- Conceitos
Para a adoção de um Sistema de Avaliação será importante estabelecermos um conjunto padrão de conceitos, traduzindo nossas expectativas. Vamos a eles:
4.1 - Fatores de Quantidade
Tratam-se dos agrupamentos das informações coletadas na Escola Dominical através das Cadernetas de Freqüência, preenchidos pelos alunos pertencentes às suas devidas classes.
O Sistema avaliação terá os seguintes fatores de Quantidade, sendo a nota máxima em cada fator =1,0
4.1.1 - Alunos presentes
4.1.2 - Visitas presentes
4.1.3 - Bíblias e Revistas
4.1.4 - Ofertas
4.2 - Fatores de Qualidade
Tratam-se dos resultados dos Fatores de Quantidade divididos pelo número total de alunos presentes na data da avaliação, isto é, a média resultante das quantidades divididas pelo número de participantes.
O Sistema avaliação terá os seguintes fatores de Qualidade, sendo a nota máxima em cada fator = 2,0
4.2.1 - Visitação média ( número de visitantes à aula dividido pelo total de alunos presentes em classe )
4.2.2 - Literatura média ( soma de Bíblias e revistas dividida pelo total de alunos presentes em classe )
4.2.3 - Oferta média ( soma dos valores arrecadados dividida pelo total de alunos presentes em classe )
4.3 - Sistema avaliação
O Sistema avaliação da Escola Dominical consiste da apuração dos resultados de dois conjuntos de fatores básicos de avaliação, isto é, os Fatores de Quantidade e Fatores de Qualidade.
Este Sistema prevê como 10 a nota máxima para uma classe de Escola Dominical, distribuída em:
Fatores de Quantidade - nota máxima = 4,0
Fatores de Qualidade - nota máxima = 6,0
O Sistema objetiva dar significado e utilidade às informações tradicionalmente coletadas em aula, tais como: total de alunos e visitantes presentes, ofertas coletadas, número de Bíblias e revistas para o estudo.
O Sistema prevê a obtenção de notas para as 10 primeiras classes da Escola, reconhecendo a diferença de eficiência nos diversos fatores e valorizando cada nível de conquista.
Também este Sistema reconhece que nem sempre a maior será a melhor.
De fato, neste Sistema, a nota 10 somente será obtida pela classe que for a maior e melhor.
5- Coleta e Registro de dados
A coleta de dados que resultará em informações para o processo de avaliação da Escola Dominical, será realizada através de instrumentos próprios e padronizados, tais como:
5.1 - Cadernetas de Freqüência
Deverá ser contabilizado ao lado do nome correspondente ao trimestre letivo.
Esta Cadernetas de Freqüência conterá as seguintes informações:
- nome do aluno
- data nascimento
- estado civil
- endereço ( para futuro contato evangelístico ou de visitação )
- classe
- data da aula
- Bíblia
- revista
- oferta
- número de visitantes convidados pelo participante
A Cadernetas de Freqüência pertencente ao departamento da Escola Dominical e sua distribuição e recolhimento e arquivo é de competência exclusiva da Secretária Escola.
5.2 - Pesquisa de Desempenho do Professor
Trata-se de instrumento de opinião com perguntas dirigidas, preferencialmente não identificada, dos alunos a respeito do desempenho do professor em sala de aula, abordando, entre outras, as seguintes questões:
- O assunto estudado foi relacionado ao nosso dia-a-dia?
- Os assuntos estudados foram fixados?
- O professor demonstrou profundidade e conhecimento bíblico?
- A aula estava bem planejada?
- O professor manteve-se dentro da lição do dia?
- Recursos didáticos foram bem utilizados?
- Houve motivação e estímulo para participação dos alunos na aula?
- As dúvidas foram esclarecidas?
- A aula foi bem transmitida?
- O professor demonstra interesse pelos alunos?
O Superintendente da Escola Dominical decidirá sobre a oportunidade e periodicidade desta Pesquisa, utilizando uma graduação para as alternativas de respostas a serem assinaladas, evitando a falta de objetividade de um simples "sim ou não".
Seguem alguns exemplos para escolha:
- pouco, 1, 2, 3, muito
- fraco, 1, 2, 3, bom
- nenhum, 1, 2, 3, grande
- insatisfatório, 1, 2, 3, satisfatório
- desagradável, 1, 2, 3, agradável
5.3 - Relatório de Pontuação do Aluno
Trata-se de instrumento de Secretaria da Escola Dominical, identificando a pontuação recebida pelo aluno em todas as aulas do trimestre.
Relatório composto de colunas identificando o nome dos alunos e as datas das aulas, onde serão anotadas as pontuações de cada aluno.
As informações são extraídas das Cadernetas de Freqüência, pontuadas conforme segue:
- presença do aluno - 1 ponto
- trouxe a bíblia - 1 ponto
- trouxe a revista - 1 ponto
- trouxe oferta - 1 ponto ( independentemente do valor )
- trouxe visitante - 1 ponto (para cada visitante convidado)
- realização de tarefa especial - 5 pontos (memorização dos textos áureos do trimestre, memorização da leitura em classe do dia, memorização de capítulos bíblicos, e outras tarefas de semelhante dificuldade ).
Este Relatório propiciará a informação, semana a semana da classificação de todos os alunos neste Sistema de pontuação, colaborando para o acompanhamento e interação dos professores com seus alunos e classes.
5.4 - Relatório de Pontuação da Escola
Trata-se de instrumento de comparação entre as classes existentes na Escola Dominical, baseada na somatória dos pontos obtidos nos Fatores de Quantidade e Qualidade de cada classe.
As informações são extraídas das Cadernetas de Freqüência, após separá-los por Classes e são pontuadas conforme segue:
- identificar a ordem decrescente de resultados e médias em cada um dos sete fatores, antes de atribuir as notas.
- para os fatores de quantidade haverá um decréscimo de 0,1 para cada classificação inferior. Exemplo: a classe em primeiro lugar no fator Alunos Presentes obtém a nota 1,0. A classe em segundo lugar neste fator obtém a nota 0,9. A terceira obtém a nota 0,8. E assim por diante até a décima classe que obtém a nota 0,1.
- Para os fatores de qualidade haverá um decréscimo de 0,2 para cada classificação inferior. Exemplo: a classe em primeiro lugar no fator Visitação média convidada obtém a nota 2,0. A classe em segundo lugar neste fator obtém a nota 1,8. A terceira obtém a nota 1,6. E assim por diante até a décima classe que obtém a nota 0,2.
- Visualizada a ordem decrescente, atribuir em seguida as notas conforme descrição acima.
- Somar as notas atribuídas a cada classe e registrar os totais em coluna própria do Relatório.
6- Pertencer e Participar
A aplicação deste Sistema 10 valerá pelo esforço que exige, na medida em que nos faz ver que:
a- nem sempre a maior classe será a melhor
b- os fatores de qualidade favorecem ligeiramente às classes menores
c- somente a melhor e maior obterá a nota 10
d- cada um e todos os alunos e visitantes possíveis passam a ter importância.
e- não basta pertencer, pois cada professor perceberá que o aluno também pode participar.
7- Premiação
No Sistema 10 de Avaliação, outro aspecto que merece atenção especial é a premiação pelas mudanças positivas que forem sendo constatadas, importando mais o gesto do que a natureza do prêmio.
Por esta razão, diferentes formas de reconhecimento, como as que se seguem, têm sido empregadas em diversos contextos:
Carta/Diploma de reconhecimento
Elogio público em aula ou evento
Registro em periódicos ou jornais
Prêmios reais: canetas, medalhas, troféus, etc...
Estabelecido o Sistema 10 de Avaliação, seria útil a introdução de um Sistema de Premiação compatível que:
a- premiasse mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente, isto é, com 19 possibilidades de
reconhecimento ao ano. Uma verdadeira motivação permanente.
b- em decorrência do item anterior, valorizasse os resultados individuais passados, dentro de um período de
12 meses, pois o indivíduo ou classe não premiada este mês, terá sua pontuação acumulada, sem deixar
de participar de novas premiações a cada mês.
c- reconhecesse as conquistas coletivas das classes, como sinônimo do entrosamento dos professores e alunos, que se transformaram em verdadeiras equipes de trabalho na Obra do Senhor.
d- Incentivasse o fortalecimento financeiro da Escola Dominical, propiciando a aquisição e aparelhamento dos professores para este ministério, além dos recursos necessários ao custeio da premiação.
Finalmente, será útil manter publicado em Boletim Interno da Igreja, ou mesmo, em Quadro de Avisos, a pontuação mensal e acumulada dos Alunos e das Classes, contribuindo para a transparência das normas da EBD e dando oportunidade para novas estratégias em busca de melhor classificação.
OBSERVAÇÃO:
"Planejar é o momento da definição da estrutura que se pretende montar no sentido de tornar a ação mais flexível e comprometida com os resultados desejados."
"A EBD que não pode ser avaliada também não pode ser melhorada"
Introdução
Em tempos de globalização, a qualificação das instituições tem sido extremamente buscada.
Iniciada há mais de dois séculos em Gloucester, Inglaterra, pelo professor Robert Raikes, a Escola Dominical trouxe uma inovadora forma de abordagem e comunicação da matéria religiosa, popularizando o ensino da doutrina cristã evangélica, dirigido às crianças abandonadas, com lições de civismo, aritmética, linguagem e religião, esta última, sob a forma de leitura e recitação de textos bíblicos.
Existe um anseio generalizado por revitalização da Escola Dominical que venha torná-la um ambiente ideal para a formação e equipamento do cristão, nas suas relações com a Igreja e o mundo à sua volta.
Programa de qualidade para EBD
O Programa de qualidade de uma EBD englobará quatro dimensões fundamentais:.
A- Planejar para mudar
Trata-se de estabelecer o caminho pretendido e o futuro desejado
B- Organizar para atuar
É o momento da definição da estrutura que se pretende montar no sentido de tornar a ação mais flexível e comprometida com os resultados desejados.
C- Agir para transformar
Consiste no envolvimento da equipe de trabalho, coordenada pela liderança, na realização dos planos traçados.
D- Avaliar para melhorar
É a obtenção das informações decorrentes da atuação, com vistas ao aprimoramento permanente de todo o Programa de Qualidade.
Avaliar para Melhorar
1- Objetivos
Para fins deste trabalho, vamos tratar apenas do último passo administrativo para a Escola Dominical.
Avaliar significará verificar o progresso realmente alcançado pela Escola Dominical, em três grupos:
1.1- grupo discente - qualidade da participação dos alunos em sala de aula e atividades práticas.
A avaliação se dará através do Relatório de Pontuação do Aluno.
1.2- grupo docente - qualidade dos serviços prestados pelos professores.
A avaliação se dará através da Pesquisa de Desempenho do Professor.
1.3- grupo diretor - qualidade da superintendência em função dos resultados dos grupos anteriores.
A avaliação se dará através do Relatório de Pontuação da Escola
2- Perigos
Admitimos, desde já, a pressão atual do modelo secular que estimula o "sucesso a qualquer preço" .
Esta pressão tem seduzido e afetado também o "modo evangélico de aprender, viver e cultuar."
Não consideramos adequados, para o alcance dos resultados desejados, a utilização de métodos que destruam a cooperação e unidade do Corpo de Cristo, antes, pelo contrário, pretendemos oferecer soluções que reforcem estas características, evitando a exclusividade de parâmetros que privilegiam somente os maiores e não contemplem também os melhores, isto é, os mais dedicados.
Reconhecemos, ainda, que nem sempre "os fins justificam os meios ", e seria ideal que a avaliação adotada trouxesse o reconhecimento e/ou premiação dos destaques individuais (alunos, professores, superintendentes) e coletivos (classes).
Não devemos ignorar, também, os malefícios da introdução do "culto aos números ", pois há diversos fatores concorrentes e importantes, que não podem ser traduzidos em medidas de avaliação humana, porém, o serão, no juízo divino, que conhece os mais íntimos segredos do coração.
3- Utilidade
Apesar dos perigos já relatados e iminentes na introdução de Sistema de Avaliação na Escola Dominical, reconhecemos a validade e utilidade do processo, pois, a recomendação bíblica é " faça bem feita qualquer coisa que você tiver de fazer" - Ecles. 9:10 .
Adotaremos como premissa deste Sistema:
" A Escola Dominical que não pode ser medida, também não pode ser melhorada! "
Esta premissa deverá nortear a função de Avaliação e iremos sugerir aqui , por esta razão, o levantamento de pontos passíveis de avaliação, alinhados com os devidos critérios e formas de realização do processo, objetivando um balanço periódico da Escola Dominical que é a escola do povo de Deus.
4- Conceitos
Para a adoção de um Sistema de Avaliação será importante estabelecermos um conjunto padrão de conceitos, traduzindo nossas expectativas. Vamos a eles:
4.1 - Fatores de Quantidade
Tratam-se dos agrupamentos das informações coletadas na Escola Dominical através das Cadernetas de Freqüência, preenchidos pelos alunos pertencentes às suas devidas classes.
O Sistema avaliação terá os seguintes fatores de Quantidade, sendo a nota máxima em cada fator =1,0
4.1.1 - Alunos presentes
4.1.2 - Visitas presentes
4.1.3 - Bíblias e Revistas
4.1.4 - Ofertas
4.2 - Fatores de Qualidade
Tratam-se dos resultados dos Fatores de Quantidade divididos pelo número total de alunos presentes na data da avaliação, isto é, a média resultante das quantidades divididas pelo número de participantes.
O Sistema avaliação terá os seguintes fatores de Qualidade, sendo a nota máxima em cada fator = 2,0
4.2.1 - Visitação média ( número de visitantes à aula dividido pelo total de alunos presentes em classe )
4.2.2 - Literatura média ( soma de Bíblias e revistas dividida pelo total de alunos presentes em classe )
4.2.3 - Oferta média ( soma dos valores arrecadados dividida pelo total de alunos presentes em classe )
4.3 - Sistema avaliação
O Sistema avaliação da Escola Dominical consiste da apuração dos resultados de dois conjuntos de fatores básicos de avaliação, isto é, os Fatores de Quantidade e Fatores de Qualidade.
Este Sistema prevê como 10 a nota máxima para uma classe de Escola Dominical, distribuída em:
Fatores de Quantidade - nota máxima = 4,0
Fatores de Qualidade - nota máxima = 6,0
O Sistema objetiva dar significado e utilidade às informações tradicionalmente coletadas em aula, tais como: total de alunos e visitantes presentes, ofertas coletadas, número de Bíblias e revistas para o estudo.
O Sistema prevê a obtenção de notas para as 10 primeiras classes da Escola, reconhecendo a diferença de eficiência nos diversos fatores e valorizando cada nível de conquista.
Também este Sistema reconhece que nem sempre a maior será a melhor.
De fato, neste Sistema, a nota 10 somente será obtida pela classe que for a maior e melhor.
5- Coleta e Registro de dados
A coleta de dados que resultará em informações para o processo de avaliação da Escola Dominical, será realizada através de instrumentos próprios e padronizados, tais como:
5.1 - Cadernetas de Freqüência
Deverá ser contabilizado ao lado do nome correspondente ao trimestre letivo.
Esta Cadernetas de Freqüência conterá as seguintes informações:
- nome do aluno
- data nascimento
- estado civil
- endereço ( para futuro contato evangelístico ou de visitação )
- classe
- data da aula
- Bíblia
- revista
- oferta
- número de visitantes convidados pelo participante
A Cadernetas de Freqüência pertencente ao departamento da Escola Dominical e sua distribuição e recolhimento e arquivo é de competência exclusiva da Secretária Escola.
5.2 - Pesquisa de Desempenho do Professor
Trata-se de instrumento de opinião com perguntas dirigidas, preferencialmente não identificada, dos alunos a respeito do desempenho do professor em sala de aula, abordando, entre outras, as seguintes questões:
- O assunto estudado foi relacionado ao nosso dia-a-dia?
- Os assuntos estudados foram fixados?
- O professor demonstrou profundidade e conhecimento bíblico?
- A aula estava bem planejada?
- O professor manteve-se dentro da lição do dia?
- Recursos didáticos foram bem utilizados?
- Houve motivação e estímulo para participação dos alunos na aula?
- As dúvidas foram esclarecidas?
- A aula foi bem transmitida?
- O professor demonstra interesse pelos alunos?
O Superintendente da Escola Dominical decidirá sobre a oportunidade e periodicidade desta Pesquisa, utilizando uma graduação para as alternativas de respostas a serem assinaladas, evitando a falta de objetividade de um simples "sim ou não".
Seguem alguns exemplos para escolha:
- pouco, 1, 2, 3, muito
- fraco, 1, 2, 3, bom
- nenhum, 1, 2, 3, grande
- insatisfatório, 1, 2, 3, satisfatório
- desagradável, 1, 2, 3, agradável
5.3 - Relatório de Pontuação do Aluno
Trata-se de instrumento de Secretaria da Escola Dominical, identificando a pontuação recebida pelo aluno em todas as aulas do trimestre.
Relatório composto de colunas identificando o nome dos alunos e as datas das aulas, onde serão anotadas as pontuações de cada aluno.
As informações são extraídas das Cadernetas de Freqüência, pontuadas conforme segue:
- presença do aluno - 1 ponto
- trouxe a bíblia - 1 ponto
- trouxe a revista - 1 ponto
- trouxe oferta - 1 ponto ( independentemente do valor )
- trouxe visitante - 1 ponto (para cada visitante convidado)
- realização de tarefa especial - 5 pontos (memorização dos textos áureos do trimestre, memorização da leitura em classe do dia, memorização de capítulos bíblicos, e outras tarefas de semelhante dificuldade ).
Este Relatório propiciará a informação, semana a semana da classificação de todos os alunos neste Sistema de pontuação, colaborando para o acompanhamento e interação dos professores com seus alunos e classes.
5.4 - Relatório de Pontuação da Escola
Trata-se de instrumento de comparação entre as classes existentes na Escola Dominical, baseada na somatória dos pontos obtidos nos Fatores de Quantidade e Qualidade de cada classe.
As informações são extraídas das Cadernetas de Freqüência, após separá-los por Classes e são pontuadas conforme segue:
- identificar a ordem decrescente de resultados e médias em cada um dos sete fatores, antes de atribuir as notas.
- para os fatores de quantidade haverá um decréscimo de 0,1 para cada classificação inferior. Exemplo: a classe em primeiro lugar no fator Alunos Presentes obtém a nota 1,0. A classe em segundo lugar neste fator obtém a nota 0,9. A terceira obtém a nota 0,8. E assim por diante até a décima classe que obtém a nota 0,1.
- Para os fatores de qualidade haverá um decréscimo de 0,2 para cada classificação inferior. Exemplo: a classe em primeiro lugar no fator Visitação média convidada obtém a nota 2,0. A classe em segundo lugar neste fator obtém a nota 1,8. A terceira obtém a nota 1,6. E assim por diante até a décima classe que obtém a nota 0,2.
- Visualizada a ordem decrescente, atribuir em seguida as notas conforme descrição acima.
- Somar as notas atribuídas a cada classe e registrar os totais em coluna própria do Relatório.
6- Pertencer e Participar
A aplicação deste Sistema 10 valerá pelo esforço que exige, na medida em que nos faz ver que:
a- nem sempre a maior classe será a melhor
b- os fatores de qualidade favorecem ligeiramente às classes menores
c- somente a melhor e maior obterá a nota 10
d- cada um e todos os alunos e visitantes possíveis passam a ter importância.
e- não basta pertencer, pois cada professor perceberá que o aluno também pode participar.
7- Premiação
No Sistema 10 de Avaliação, outro aspecto que merece atenção especial é a premiação pelas mudanças positivas que forem sendo constatadas, importando mais o gesto do que a natureza do prêmio.
Por esta razão, diferentes formas de reconhecimento, como as que se seguem, têm sido empregadas em diversos contextos:
Carta/Diploma de reconhecimento
Elogio público em aula ou evento
Registro em periódicos ou jornais
Prêmios reais: canetas, medalhas, troféus, etc...
Estabelecido o Sistema 10 de Avaliação, seria útil a introdução de um Sistema de Premiação compatível que:
a- premiasse mensalmente, trimestralmente, semestralmente e anualmente, isto é, com 19 possibilidades de
reconhecimento ao ano. Uma verdadeira motivação permanente.
b- em decorrência do item anterior, valorizasse os resultados individuais passados, dentro de um período de
12 meses, pois o indivíduo ou classe não premiada este mês, terá sua pontuação acumulada, sem deixar
de participar de novas premiações a cada mês.
c- reconhecesse as conquistas coletivas das classes, como sinônimo do entrosamento dos professores e alunos, que se transformaram em verdadeiras equipes de trabalho na Obra do Senhor.
d- Incentivasse o fortalecimento financeiro da Escola Dominical, propiciando a aquisição e aparelhamento dos professores para este ministério, além dos recursos necessários ao custeio da premiação.
Finalmente, será útil manter publicado em Boletim Interno da Igreja, ou mesmo, em Quadro de Avisos, a pontuação mensal e acumulada dos Alunos e das Classes, contribuindo para a transparência das normas da EBD e dando oportunidade para novas estratégias em busca de melhor classificação.
OBSERVAÇÃO:
"Planejar é o momento da definição da estrutura que se pretende montar no sentido de tornar a ação mais flexível e comprometida com os resultados desejados."
"A EBD que não pode ser avaliada também não pode ser melhorada"